O que é Branding?

O que é Branding

Seja você um proprietário de negócios experiente ou um jovem empreendedor, você precisa saber o que é branding e tenho certeza que você sabe que a marca da sua empresa fará ou destruirá seu sucesso.

Sua marca é como você se conecta com seu público-alvo como você representa a si mesmo e a seus consumidores. É a vida ou a morte do seu negócio, por isso é muito importante que você acerte!

O que é Branding ou Marca e por que é importante para o seu negócio?

Branding, por definição, é uma prática de marketing em que uma empresa cria um nome, símbolo ou design que é facilmente identificável como pertencente à empresa. Isso ajuda a identificar um produto e distingui-lo de outros produtos e serviços.

O branding é importante porque não é apenas o que causa uma impressão memorável nos consumidores, mas também permite que seus clientes saibam o que esperar de sua empresa.
É uma maneira de se distinguir dos concorrentes e esclarecer o que você oferece e o que faz de você a melhor escolha. Sua marca é construída para ser uma representação real de quem você é como um negócio e como você deseja ser percebido.

Há muitas áreas que são usadas para desenvolver uma marca, incluindo publicidade, atendimento ao cliente, Comunicação Visual, mercadoria promocional, reputação e logotipo. Todos esses elementos trabalham juntos para criar um perfil profissional exclusivo e (se tudo der certo) que chama a atenção.

Qual é a importância da marca para uma empresa ou produto?

A marca é essencial para uma empresa devido ao impacto geral que ela causa em sua empresa. O branding pode mudar o modo como as pessoas percebem sua marca, pode gerar novos negócios e aumentar o reconhecimento da marca.

O branding pode mudar o modo como as pessoas percebem sua marca, pode gerar novos negócios e aumentar o reconhecimento da marca.

No entanto com o passar do tempo sua marca vai ficando desgastada e precisa de uma atualização.

Não importa se sua empresa é uma gigante multinacional ou uma padaria que atende apenas um bairro, se modernizar e ter a imagem de acordo com as expectativas dos seus clientes é fundamental.

É aí que entra um conceito que pode até soar estranho para muitos, mas a sobrevivência do seu negócio a longo prazo depende e muito dele “o REBRANDING”.

Rebranding – O que isso significa?

Como o cheiro de grama recém-cortada ou a visão de uma rua repleta de flores de jacarandá, não há nada como atualizar sua marca para dar à sua empresa e a seus clientes uma nova vida.

E, com certeza, você trabalhou duro para chegar tão longe.

Antes mesmo de começar o seu negócio, você pesquisou e pesquisou e planejou por meses a fio para criar a marca perfeita para o seu negócio e, para ser honesto, não foi uma tarefa fácil, certo?

Mas você está aqui, agora mesmo, constantemente encontrando novas maneiras de melhorar seus negócios com todos os pincéis e truques disponíveis.

Então, por que vemos tantas empresas mudando sua identidade de marca, criando novas e refrescantes estratégias para alterar a aparência de sua marca? E por que você, um empreendedor inteligente e criativo, pode estar se dirigindo para o rebranding de sua empresa?

Rebranding é a reformulação, remodelação e recriação da sua marca comercial e identidade de marca.

Isso envolve mais do que algumas mudanças na sua marca estabelecida, você está basicamente reestruturando sua casa de força e desenvolvendo estratégias novas e aprimoradas que irão enriquecer seus negócios e criar um vínculo mais estreito entre você e seus clientes.

Porque fazer o Rebrand da sua empresa?

Chega um momento na vida em que vemos a necessidade de fazer mudanças. Mudamos nossos empregos, casas, dietas, guarda-roupas, tudo para o propósito de nos melhorar. Às vezes, essas mudanças acontecem ao longo do tempo. E às vezes nós fisicamente fazemos essas mudanças por causa de alguma demanda em nossas vidas.

“Fora com o velho, que venha o novo”, costumamos dizer.

Sim — essas mudanças são vitais para o nosso crescimento pessoal. Sendo esse o caso, o que acontece com o crescimento de um negócio florescente?

Mencionamos anteriormente como a marca é vital e como marcar sua empresa, ajudando você a criar e criar um projeto de marca que incendiará sua empresa e representará quem você e seus clientes são.

E, assim como você é, você criou sua marca, sua empresa e encenou-a para seu público de olhos arregalados.

No entanto, com o passar do tempo, as mudanças surgiram, forçando você em direções diferentes nas quais você nem pensava que iria entrar.


Mas adivinha? Isso é uma coisa boa!


Muitos donos de empresas, veem a necessidade de reformular seus negócios para realçá-lo e estimulá-lo, aproximando-se de seu público-alvo e atraindo novos clientes.

Vejamos alguns motivos pelos quais você deve decidir se é a hora de reformular sua marca:

A direção do seu negócio mudou.

Só podemos planejar com tanta antecedência quando se trata do futuro dos nossos negócios. Mesmo que o coração de nossa mensagem permaneça o mesmo, nós naturalmente crescemos como donos de empresas, aperfeiçoando nossas habilidades e aprimorando nossos talentos, criando uma mudança natural na direção dos negócios.

Pode ser que a natureza dos serviços que você oferece tenha mudado de alguma forma, fornecendo um catalisador para a transformação de sua marca.

Você está atraindo a clientela errada.

Receber solicitações e ofertas de pessoas que não se ajustam ao seu público-alvo é um grande sinal de que algo precisa mudar. Um tamanho único não se aplica nas melhores práticas de negócios, e é vital marcar sua empresa para alcançar e se unir à clientela certa.

Um bom exemplo disso seria a clientela errada entrando na sua loja. Talvez sua Fachada não esteja falando como seu público certo. Saiba mais como produzir uma bela fachada.

Sua marca e design estão desatualizados.

Casacos ‘vintage’, toca-discos, sacolas e produtos são uma coisa. Mas computadores antigos e processos de design digital não funcionam da mesma maneira. Por isso, pode ser necessário algum botox de marca para reviver a cara do seu negócio, o que significa uma reformulação completa da natureza de sua marca e sua aparência a olho nu.

O que é branding

Sua antiga marca não atende às necessidades do seu público.

Quando se trata do seu negócio, os consumidores são o núcleo. São suas ideias, suas necessidades e suas aspirações que são sua base.

Então, quando sua missão e sua promessa de marca não se alinharem, a relação entre vocês dois é cortada, o que leva a um divórcio comercial desagradável pelo qual ninguém se inscreveu. Esse é o momento de uma terapia de marca para reunir os dois lados do seu negócio.

Como criar identidade visual para marcas de sucesso

Pronto para eliminar o seu antigo plano de negócios, pesquisar nas suas cores favoritas, fazer listas aleatórias de novas marcas e fazer inúmeros logos DIY para o novo e melhorado?

Por favor não!

Isso é praticamente suicídio de marca.

É preciso pesquisar táticas planejar bem para reformular seus negócios com sucesso.

É tudo sobre se colocar no lugar do seu público, pensando como eles pensam e agem como o ato está de acordo com o valor da sua marca. Mostre-lhes como você irá beneficiar sua vida através da voz de sua marca.

Em vez pular de cabeça antes considere alguns dos fundamentos do rebranding para começar:

Deixe sua mensagem mais clara

Sem dúvida, a missão da sua marca mudou e você está agora querendo reformular e moldá-la para se adequar à sua nova e aprimorada mensagem da marca.

Portanto, para começar, você precisa pesquisar e debater sobre quem você é como marca e como deseja traduzir isso para os consumidores. Qual é o seu negócio? O que faz e não faz? Quem é seu público alvo? O que você fará para mudar suas vidas? Como você vai fazer isso?

Seja específico sobre seu branding

Identifique claramente a personalidade de sua marca antes de passar para o próximo estágio do processo de rebranding.

Tente escrever palavras-chave que descrevam sua empresa. Isso permitirá que você compare quem você é agora com o que era antes para ver as alterações que você precisa fazer com seu público.

Pense no que você gostaria de ter para o seu negócio se você fosse um consumidor. O que você gostaria de ganhar?

Por exemplo:

Você está procurando alguém para planejar seu casamento para você, e você busca empresários que se especializam em planejamento de casamento. Você quer alguém que seja profissional, afiado, perspicaz e diligente.

Alguém que tem um olho para detalhes e é ótimo em tomar conta. Se esse é o caso, você estaria procurando um negócio que represente essas mesmas qualidades – uma que pareça nítida e profissional, comunique-se de uma maneira qualificada e competente e mostre o que elas farão por você.

Quando você sabe como o seu consumidor pensa, você sabe exatamente como atraí-lo, construindo sua marca em torno das qualidades que eles estão procurando.

Ao trabalhar para criar sua nova identidade de marca, não use nada com o qual seus clientes não se relacionam, pois isso pode distorcer os serviços oferecidos por você e transmitir a mensagem errada da marca.

Todo o design deve basear-se no seu público-alvo e nos seus gostos. Em vez de atender a seus gostos pessoais.

Escute sua audiência

Como mencionado anteriormente, pode haver momentos em que você recebe ligações e e-mails de clientes em potencial que estão procurando algo que você não oferece.

E assim como você precisa auditar sua marca, precisa examinar seu público.

De alguma forma, eles estão vindo até você para a sua experiência, sem saber que você não lida com as consultas que estão buscando.

Isso é mais provável devido a uma marca confusa ou a uma compreensão pouco clara dos serviços que você oferece. Eles podem ter interpretado erroneamente a mensagem que você divulgou através de sua marca, portanto, chegando até você na possibilidade de que você possa vir em seu auxílio.

Portanto, é vital classificar seu público. Com quem você quer trabalhar? Como seu público-alvo se beneficiará? Como você pode diferenciar com quem você trabalha?

Tente escrever algumas frases simples que definam sua marca e o que você faz.

Não use palavras confusas e ambíguas; Apenas seja você.

Depois de ter feito isso, veja se você pode representar quem você é e o que faz através do conteúdo do seu site, as palavras e o slogan em seu logotipo e título do site e as descrições em suas plataformas de mídia social.

Ser claro sobre o que você faz e como você vai separar o trigo do joio, atraindo o tipo certo de clientes para o seu negócio e marca para trabalhar.

Identifique claramente seus serviços

Além de descrever claramente quem é seu público, você precisa tornar seus serviços distintos e certos.

Por exemplo:

Tente criar pacotes para cada serviço fornecido, dividindo exatamente o que você faz e usando frases curtas e imagens de marca relevantes.

Quando seus serviços são transmitidos com precisão, seus clientes atuais e potenciais se sentirão à vontade e confortáveis ​​com você e, mais do que provavelmente, espalharão a notícia e isso pode ser uma grande vitória!

Envolva seu público

Não há nada pior do que perder o interesse de um cliente em potencial apenas porque você se apresentou mal. Como dissemos antes, conheça seu público e como eles funcionam.

Dessa forma, você pode criar uma imagem que representa você e encena seus talentos de uma forma que seu público esteja em sintonia com sua voz e seus valores.

Tente retratar sua marca de uma maneira sincera e personalizada que atrairá sua audiência. Esta é potencialmente a parte mais complicada, já que você quer que ela se sinta completamente à vontade com sua marca e sua mensagem enquanto mantém um profissional, modesto.

Remodele a cara da sua marcaas

Depois de identificar claramente sua missão e seus objetivos como proprietário de uma empresa e reexaminar seu processo e sua estratégia, é hora de começar a levantar a face da sua marca!

Isso pode ser considerado “a parte divertida”, mas na verdade pode ser o mais complicado de todos.

Todos gostaríamos de dizer que não julgamos um livro pela capa, mas honestamente? Você compraria um livro que tivesse uma imagem sombria e horrível na frente quando deveria ser um romance?

É a verdade. Todos nós fazemos isso, e isso se traduz em como as pessoas nos percebem.

Quando se trata de sua marca, então, você tem que realmente pensar sobre cada coisa que seu público-alvo vai reparar.

O mais importante deles seria a estética do logotipo e design da sua marca. Quais cores você usará? Como você usará essas cores em todo o perfil da sua empresa?

Certifique-se que sua identidade visual expõe claramente:

  • Esclareça a mensagem e a ética da sua marca?
  • Identifique seu público e clientela?
  • Tornar os serviços que você oferece claros?
  • Alcance e envolva seu público-alvo?


Tente pesquisar sites e marcas de concorrentes para ver o que eles estão fazendo (ou até mesmo não fazer!) E veja o que você pode fazer para que eles se destaquem. Por sua vez, ajudando você a ir a milha extra para seus consumidores.

Avalie sua paleta de cores; ajustar os aspectos visíveis da sua marca e selecionar imagens que melhorem – e não prejudiquem – a sua marca.

Ao restabelecer e recriar sua marca, tenha em mente esses pontos, não apenas com o design do logotipo, as páginas do site e as estratégias de marketing, mas também com o som e a voz da sua marca.

Lembre-se sempre de pensar em quem você é como proprietário de uma empresa e o que você pode fazer por seus clientes.

Não há nada pior do que produzir uma falha de marca de novo, por isso, seja meticuloso quando se trata de escolher sua abordagem de design.

É preciso mesmo refazer o Branding da minha empresa?

Talvez ao ler o texto acima você pode ter chegado a seguinte conclusão

  • Eu fiz tudo certo;
  • Minha mensagem é clara;
  • Minha marca fala com o público certo;
  • Estou alinhado com os meus valores e com as necessidades do meus clientes;
  • A minha identidade visual é atual e moderna;

Neste caso você não precisa recomeçar e repensar todo o design do zero, a sua necessidade é estender o que você tem a dizer para alcançar mais pessoas.

Depois de ter chegado à conclusão de você não precisa recomeçar, no entanto sua necessidade é aumentar a visibilidade da sua marca você deve considerar

Cada vez mais as marcas precisam ser autênticas, para se destacar dos concorrentes e para complementar a experiência do cliente em todos os pontos de contato.

Você pode incrementar ainda mais a Identidade visual da sua empresa utilizando:

Um Totem impressionante, uma fachada linda ou um grande painel para você notado de longe.
Letreiro em totem para fachada
Adesivos personalizados divertidos ou motivacionais para suas paredes, ou janelas de imagens para inspirar funcionários e causar impacto nos visitantes.
Papel de parede personalizado com letras perspectiva
Gráficos personalizados para o seu piso, escadas, balcão e equipamento.
Adesivo para piso
Uma vitrine criativa na sua loja repleta de materiais da marca e ofertas irresistíveis.
Adesivo para vitrine
Gráficos de veículos que fazem com que você seja notado por onde quer que você passe.
envelopamento comunicação visual

Mantenha-se fiel à missão da sua marca

Esperamos que este post tenha deixado bem claro o que é branding e, porque ele é tão importante para o sucesso a longo prazo da sua empresa.

Quer você decida mudar o nome da sua empresa ou não, tenha em mente o que deseja para sua empresa. Nunca perca de vista o que você quer sair e o que isso significa para você.

Ser original e artístico irá trabalhar a seu favor, mas autenticidade e consistência são o que mais importa. Você quer que seu público saiba e acredite em você.

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