Vale a pena investir em Comunicação Visual?
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Não importa que tipo de comércio você tem, você precisa de clientes.
Você precisa de uma maneira econômica de trazer mais pessoas para sua loja. Sem clientes você não tem nenhum negócio, esse é o ponto.
Como proprietário de uma pequena empresa que você provavelmente não tem um monte de dinheiro para gastar com tentativa e erro, você precisa de uma forma eficaz, mas acessível, para atrair clientes para sua loja. Pesquisas provam que colocar apenas um Letreiro simples na frente de sua loja pode ajudar a aumentar suas vendas em até 30%.
Até mesmo uma comunicação visual muito simples, como uma placa de calçada, tem a capacidade de atrair a atenção dos clientes no momento de conveniência.
O momento de conveniência é a hora em que eles estão andando ou dirigindo e passam em frente a sua loja, e é atraído pelo seu produto naquele momento, nessa hora ele tem uma grande chance de parar e fazer uma compra por impulso.
Quando alguém pára por impulso quase sempre gasta mais dinheiro do que normalmente faria.
A maioria dos negócios não podem sobreviver sem compradores por impulso. Você pode aproveitar para atrair muito mais compradores impulsivos investindo em Comunicação Visual para divulgar promoções.
Essa é a chave a para atrair pessoas para sua loja. Dê-lhes um grande negócio.
A melhor maneira de comunicar um grande negócio com seus clientes em potencial é através de algum tipo de propaganda.
Não há nenhuma outra forma de publicidade que é tão acessível e eficaz. Vamos ser sinceros, poucas pessoas lêem jornais hoje me dia, sendo assim colocar um anúncio lá dentro seria um desperdício do dinheiro.
Resumindo se você quer economizar em propaganda e ao mesmo tempo atrair novos clientes para o seu negócio, uma maneira muito eficaz de fazê-lo é investir em uma boa Sinalização para sua empresa.
Mas qual tipo de Sinalização realmente pode aumentar suas vendas?
Existem várias peças de sinalização que todas as empresas devem usar como por exemplo:
Sinalização de segurança – usada para indicar equipamentos e cuidados que devem ser adotados em determinadas áreas da empresa.
Rotas de fuga – usadas para facilitar a evacuação do local em caso de emergência.
Sinalização de emergência – usa para mostrar equipamentos obrigatórios que normalmente são utilizados pela brigada de incêndio ou pelos bombeiros, como extintores, hidrantes, etc.
Mas neste artigo não iremos focar nessas peças, que mesmo sendo muito importantes para o seu estabelecimento não tem o objetivo de aumentar suas vendas.
Fachadas de loja
O principal contato que o cliente tem com a loja é através da fachada, ao lado da vitrine a fachada pode ser a chave para fazer o cliente optar por entrar na sua loja.
Desta forma, é importante se concentrar nesta faixa da loja, fazendo um projeto agradável aos olhos e que esteja de acordo com a proposta visual da empresa.
Uma bela Fachada com informações bem organizada, com cores e imagens selecionadas com bastante critério pode ser responsável por atingir até 50% à mais de clientes.
Totem de Sinalização
Assim como a fachada esse elemento causa grande impacto visual, normalmente são peças grandes e podem ser instalados de maneira a ficar perpendicular a sua fachada, em muitas situações eles são colocados muito mais perto da rua dependendo da construção da sua empresa dessa maneira o Totem será visto por pessoas que estão trafegando pela rua e aumentando ainda mais a visibilidade do seu empreendimento.
Os Totens também podem conter informações úteis para os usuários como por exemplo:
- Estacione aqui
- Drive-thru
- Aberto 24hs
- Liquidação
Dessa maneira os cliente que precisam dessa conveniência que a sua empresa está oferecendo certamente terá a uma maior chance de entrar na sua loja.
Bandeiras
As bandeiras ou placas perpendiculares tem a mesma função do totem porém em uma escala reduzida, elas também tem a função de atrair os olhares de pessoas que estão trafegando no sentido da rua complementando assim sua fachada que normalmente é vista melhor de frente ou a uma certa distância.
Sinalização Interna
A Sinalização normalmente não são vistas como uma ferramenta de venda por muitos empresários mas esse é um grande erro.
As sinalização interna podem melhorar e muito o fluxo de clientes dentro da sua loja direcionando as pessoas para áreas mais nobres, indicando promoções e principalmente apresentando produtos e serviços que muitas vezes os clientes desconheciam até entrar na sua loja.
Como todo o resto citado acima temos que ter muito cuidado e bom gosto na hora de criar a sinalização, as placas devem ser vistas com facilidade mas devem complementar sua identidade visual e não podem chamar mais atenção do que os seus produtos que afinal são os protagonistas do espetáculo.
Conclusão
Nessa era de comunicação em massa e internet muitos empresários acabam achando que se ele tiver um belo site e uma grande presença nas mídias sociais isso é garantia de vendas e esquecem que a experiência do cliente será proporcionada em um ambiente físico e que essa experiência precisa ser igual e de preferência melhor do que ele achou que ia ter quando viu sua empresa na internet.
Tudo isso sem contar com o momento de conveniência que citamos acima que farão clientes que nunca ouviram falar de você fazerem compras por impulso e essa experiência é o que vai garantir que eles voltem e mais indiquem para outras pessoas
A conclusão que a gente chega é que vale SIM muito a pena investir em Comunicação Visual pois ela não apenas melhora a visibilidade do seu empreendimento mas também melhora a experiência que o seu cliente terá.