6 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA SINALIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

Sinalizacao hospital infantil phoenix

Quando foi a última vez que você se perdeu em um shopping, estacionamento ou até mesmo em sua própria cidade? Encontrar caminho ideal é literalmente o que “Sinalização dos ambientes” faz. Mas, à medida que os mapas e planos ficam mais complexos, as pistas visuais se tornam essenciais para guiar as pessoas pelo espaço. Se feito corretamente, porém, é muito mais do que apenas uma flecha na parede. É hora de ir além da sinalização e começar a projetar experiências!

Todos estão familiarizados com o ponto ‘você está aqui’, mas o que vem depois? Neste blog inspirador, mostraremos alguns exemplos de sistemas de orientação que fazem mais do que apenas destacar uma rota. Eles realmente conectam as pessoas com o meio ambiente para que todos possam desfrutar da melhor experiência possível.

1. AMSTERDAM AIRPORT SCHIPHOL

Amsterdam Schiphol é um dos maiores aeroportos do mundo. Milhares de pessoas a atravessam todos os dias correndo de um portão para o outro. Isso pode facilmente torná-lo um lugar muito confuso e estressante para se estar. Para garantir a melhor experiência de viagem, Mijksenaar projetou o inovador sistema de Sinalização amigável para Schiphol desde 1990. O segredo? Menos sinais e melhores fluxos!

Schiphol estabeleceu um novo padrão mundial. O sistema é uma homenagem à simplicidade. Sem perder o senso estético, a sinalização volta ao básico. Evitando a sobrecarga típica de placas confusas, letras grandes e claras guiam as pessoas pelo espaço. Para criar layouts fáceis de seguir, pictogramas em negrito e cores brilhantes são combinados. Em sua simplicidade, esta solução realmente proporciona uma sensação de bem-estar, segurança e proteção. O resultado final é à prova de pressa! No Schiphol, os passageiros não precisam pensar em direções nem se perder: tudo o que precisam fazer é desfrutar de uma viagem tranquila.

2. CENTRO DE INOVAÇÃO CAMBRIDGE

A Sinalização não é apenas trazer pessoas do ponto  A para o ponto B. Também deve servir para inspirar e criar um senso de lugar! É isso que funciona no Cambridge Innovation Centre de Rotterdam. O projeto, realizado em colaboração com Arttenders, adiciona humor e arte a Sinalização do local.

O CIC é um espaço de trabalho compartilhado onde os empresários se encontram, trabalham e se socializam. É claro que eles não precisam se perder no prédio. O desafio era combinar a sinalização ao design de interiores, criando um ambiente inspirador e  funcional. Na verdade, os murais coloridos de Rotganzen são os dois! Marcos tradicionais tornaram-se obras de arte extraordinárias em forma de pizzas, nuvens e garrafas de champanhe.

Os sinais destacam as interconexões entre os espaços criando mapas mentais fáceis. Com um design tão icônico, as pessoas reconhecem imediatamente onde estão. Os murais, porém, não dão apenas direções. Eles também dão aos empresários um tempo para refletir sobre si mesmos! Quer esteja à procura de um rumo na vida ou no escritório, basta seguir a pizza.

3. HOSPITAL INFANTIL PHOENIX

Perder-se entre corredores de hospitais clínicos não é realmente o tipo de experiência que se busca. Assim, para receber e orientar seus pacientes e visitantes pelo espaço, o Hospital Infantil Phoenix desenvolveu uma solução inovadora. O desafio era combinar funcionalidade e profissionalismo em um ambiente inspirador e reconfortante. De fato, o alegre sistema de orientação projetado pela HKS Architecture consegue fazer isso!

A cor funciona como um marcador dentro de todo o complexo. Através de diferentes luzes e sombras, os caminhos são definidos de forma clara e lúdica. Do chão ao teto, o espaço torna-se totalmente envolvente! Desta forma, ao integrar o sistema de sinalização no design geral, torna-se mais visível, tornando o resultado final ainda mais eficiente. Com sua personalidade única, aqui  a sinalização ajuda a encontrar o caminho, mas também a escapar da realidade!

4. HERE EAST

HERE EAST é o lar de Londres para o fazer, onde a tecnologia e as mentes criativas se unem. Mesmo que seja o lar de alguns dos empresários mais afiados, transformar um edifício de 365 mil de metros quadrados em um espaço intuitivo é realmente desafiador.

Inspirado por diagramas eletrônicos, dn & co criou um sistema de sinalização único. A solução combina elementos digitais e físicos, indo de fora para dentro do hub de tecnologia. Para tornar a linguagem expressiva, mas também representativa, o projeto emprega os símbolos típicos dos desenhos eletrônicos. Os grandes sinais laranja brilhante, na verdade, são conectados por várias linhas, dando forma a um gráfico de piso gigante que se orienta ainda mais pelo espaço. Uma vez dentro do complexo, as pessoas realmente entram em um diagrama de circuito. E para os curiosos em saber o que significa cada símbolo, também estão disponíveis na recepção cartões-postais explicativos. Desta forma, todos podem desfrutar da experiência da sinalização ao máximo!

5. VISA EUOROPE COLLAB

Sinalização envolve as pessoas enquanto elas interagem com o espaço. No entanto, seu design pode ser muito mais. Como parte da identidade das empresas, os recursos visuais ajudam a conectar marcas e pessoas. Por esse motivo, os sinais de orientação também precisam ter personalidade!

Por ocasião do Visa Design Jam na City University London, Fabrik projetou uma cidade de adereços 3D compreendendo o DNA peculiar do Visa Europe Collab. Em ‘Cardlessville’ tudo refletia o propósito do evento. Desafiados a desenvolver métodos de pagamento futuros, os alunos estavam fisicamente imersos no processo criativo! Lojas, depósitos e postos de gasolina em tamanho real encorajaram os participantes a encenar cenários de compras do mundo real. Combinando as facetas empreendedoras e espertas do centro de inovação da Visa, a sinaliação tornou-se divertida e inspiradora. E ao mesmo tempo que orientava as pessoas, também criava um forte senso de lugar entre os participantes!

6. AEROPORTO JEWEL CHANGI

No mundo movido pela experiência de hoje, as pessoas não querem apenas chegar ao destino. Eles querem se surpreender durante a viagem! Em busca de uma maneira de oferecer um lugar inesquecível aos seus viajantes, o Aeroporto Jewel Changi inaugurou o Canopy Park. Este complexo multifuncional é um oásis verde em frente ao Terminal 1. Entre suas palmeiras e plantas, Carve projetou o ‘Discovery Slides’, uma joia brilhante para viajantes aventureiros.

Obra de arte, playground e vista panorâmica, os escorregadores atraem passageiros de todas as idades. Durante escalas intermináveis, eles realmente criam a melhor experiência de aeroporto com sua sinalização! Além do panorama único, este ponto de jogo também é um marco brilhante. Ao ajudar as pessoas a determinar onde estão, ele orienta todos para o destino certo. Além disso, também oferece uma visão geral completa do terminal. Desta forma, os viajantes podem se divertir enquanto entendem o meio ambiente. As superfícies brilhantes e polidas refletem literalmente nosso senso de lugar! Este marco é uma solução sensacional que reimagina radicalmente a sinalização e a jornada do passageiro.

Esses projetos provam que a Sinalização da sua empresa não se trata apenas de sinalizar o caminho mais rápido. Ao criar uma experiência sensacional, realmente conecta pessoas e lugares! 

Pensar na Sinalização como um processo multidimensional pode tornar seu design funcional, único e divertido ao mesmo tempo. A Biakadon pode criar experiências únicas para marcas e espaços, não hesite em nos contactar.

Se você gostou compartilhe!!!

1 comentário em “6 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA SINALIZAÇÃO DA SUA EMPRESA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − um =